sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Carteira Eletronica - Pague suas contas por celular!




Bancos e operadoras de telefonia móvel estão se unindo para permitir que o celular faça a vez dos cartões de crédito, débito e também do dinheiro
Com acesso à internet, hoje a maioria dos aparelhos permite que o usuário acesse sua conta bancária, cheque o saldo, faça algumas transações e até alguns pagamentos. Agora bancos e operadoras de telefonia móvel estão se unindo para permitir que o celular faça a vez dos cartões de crédito, débito e também do dinheiro. A novidade deve revolucionar os pagamentos eletrônicos.

"Uma carteira eletrônica é um local onde se coloca seus cartões de crédito e eventualmente dinheiro. A carteira eletrônica no celular deve ter essas duas funcionalidades", explica Cláudio Prado, diretor executivo de tecnologia do Santander Brasil.

Esta tecnologia está próxima de se tornar realidade, o processo só depende de um entendimento entre reguladores – neste caso o Banco do Brasil e a Anatel – as operadores de telefonia móvel e instituições financeiras. As questões tecnológica e de infra-estrutura estão praticamente resolvidas.

"As grandes tecnologias que estão envolvidas são a segurança que o celular tem no próprio chip, com criptografia dentro da rede GSM, e a rede de comunicação que evoluiu do GPRS, do EDGE e agora do 3G, que tem uma velocidade e uma capacidade de comunicação grande", afirma Cláudio Prado.

Além do acesso à internet, o pagamento via telefone celular também poderá ser feito através des mensagens SMS – compatíveis com qualquer aparelho, desde os mais simples até os mais sofisticados. Existe também a tecnologia chamada NFC, na qualum segundo chip no celular faz com que o débito seja feito pelo aparelho apenas tendo que o aproximar de um sensor. Assim, não só como substituto do dinheiro e dos cartões, o celular poderia ser usado como vale-transporte ou vale-alimentação. 

Eduardo Tude, presidente da Teleco, esclarece como a tecnologia pode beneficiar o comércio brasileiro, "em muito lugares onde não existem a máquina do cartão de crédito, o lojista poderia usar o próprio celular para efetivar o pagamento. Dessa forma a gente poderia ampliar muito os pontos de venda que aceitam o cartão de crédito através do celular, como motoristas de táxi e vendedores na praia".

O que os bancos estão buscando fazer é uma estrutura de pagamentos instantâneos em que pequenos valores. Atualmente, vendedores já podem receber pagamentos com cartões. Um aplicativo lançado há pouco mais de uma semana para iPhone, iPad e iPod Touch possui um sistema instalado em que a loja só precisa entrar alguns dados, como valor e dados do cartão para validar a venda. Para funcionar, o aparelho precisa estar conectado à internet via rede 3G ou wi-fi. "Os dados são criptografados, então eles não ficam guardados no celular, o que dá uma segurança maior tanto para a pessoa física quanto para o lojista", afirma Rômulo Dias, presidente da Cielo, rede de pagamentos eletrônicos responsável pelo aplicativo.

Fonte: Olhar Digital

0 comentários: