sábado, 4 de dezembro de 2010

Faça exercicio pelo Google Street View como este GEEK!


Começam a surgir na Internet os primeiros projetos que utilizam o Google Street View, sistema de navegação de mapas da Google que mostra imagens reais dos locais explorados. De forma surpreendente, alguns geeks desenvolveram maneiras próprias de visitar os locais pesquisados, combinando exercícios físicos, mostrando que esta coisa de sedentarismo não é uma regra geral.

Equipamentos usam exercícios para mudar imagens no Street View.
Segundo o site Hack a Day, Lette Moloney é uma irlandesa que está utilizando seu projeto para apresentar a tese de mestrado.
Sua obra consta de uma bicicleta ergométrica antiga, com dois sensores inseridos lado a lado. Quando um ímã colado aos pedais passa entre os sensores, um sinal é enviado através de um circuito Arduino, estabelecendo se o movimento para trás ou para frente.
Com um pouco de programação, os comandos são então transmitidos à página do Google Street View, movendo a localização virtual do “ciclista de sala de estar”.
Um vídeo, que pode ser visto através do linkyoutu.be/DrUp6oKOABc, mostra a engenhoca em funcionamento.
A experiência não é das mais agradáveis. O resultado parece bem mais uma apresentação de slides que um passeio de bicicleta, mas vale pelo conceito aplicado.
O mesmo vale para este outro projeto que, por sua vez, usa os exercícios feitos em cima de uma esteira para fazer as cenas do computador mudarem.
Thomas Clauser, que foi quem criou a esteira nerd, disse que ele buscava a melhor forma de captar a rolagem do equipamento.
Em seu caso, no entanto, ele optou em usar uma espécie de mouse track ball como sensor.
Mas qualquer tipo de leitura capaz de enviar sinais de movimentos para o computador pode ser usada.
O código fonte do sistema feito por Clauser pode ser encontrado em goo.gl/zv1HO.


Por Geek.com.br

0 comentários: